E como isso me afetou.
Assim como outros posts deste blog, eu trago muito das experiências vividas ao longo dos meus 31 anos. E nessa última semana eu ganhei uma nota baixa.
Desde Dezembro de 2018 eu iniciei oficialmente o meu caminho nos cursos online. E disponibilizei na plataforma do Udemy o meu primeiro curso para aqueles que estudam inglês.
Não quero entrar em detalhes do curso, sugiro que você mesmo/a olhe.
O que aconteceu é que depois de quase 700 alunos na plataforma, eu ganhei a primeira nota baixa.
1 estrela, dentre 5 (maior nota).
E eu me senti mal.
Eu já sabia que isso ia acontecer de alguma forma, mas a real sensação só vem quando o fato se concretiza.
Quando eu vi essa nota, logo eu travei.
Travei e tentei achar um culpado. Esbravejar sobre a plataforma ou sobre a pessoa que me avaliou.
Mas nada disso ia adiantar, se eu quiser seguir em frente. Seguir evoluindo e crescendo.
Então eu parei pra pensar e avaliar os possíveis cenários que levaram o curso a uma nota baixa.
Porque é assim: você quando faz uma prova e tira uma nota baixa, você vê onde errou, analisa as questões que errou, pergunta pro professor, pra professora, pros colegas…você tenta entender o que aconteceu.
No meu caso, eu não tenho nenhuma baliza.
Independente da nota que eu ou você receba de alguém, há algo muito mais importante para o seu processo de aprendizado.
Apenas um lembrete: essa nota pode ser de qualquer forma, desde formal até uma risada de um colega de trabalho.
A partir do momento que recebo uma avaliação ruim, um feedback que machuca, depois de superar o sentimento inicial do que aconteceu, o que eu posso fazer?
Eu percebi que não dá para atender a expectativa de todo mundo. Seja da minha família, nos relacionamentos com amigos, no trabalho. Simplesmente não dá.
O que dá para fazer é acreditar no projeto de longo prazo.
E quando eu digo longo prazo, eu não estou falando de tempo, mas de olhar pra frente. Porque no meio do caminho, as coisas mudam, mas você só percebe a evolução se continuar caminhando, fazendo, executando e errando.
Sim, errar é o aprendizado mais poderoso.
Então quando você levanta a cabeça e olha pro horizonte, por mais que tente se justificar ou ajustar alguns erros que ficaram, você pega aquilo que acabou de viver, coloca na mochila e segue em frente.
Vou explicar melhor.
No caso dessa nota 1 que eu recebi no curso do Udemy, eu tive outra dezena de notas 4 e 5. Então o que eu vou fazer? O próximo curso que está para sair com uma nova versão, abordagem e conteúdo, vou pegar tudo o que eu fiz anteriormente e criar uma versão melhor. Evitar os erros que eu acredito ter cometido, melhorar o que eu já fiz e acho que está legal e seguir evoluindo.
1 curso, 2 cursos, 3, 4…e por ai em diante.
Essa é a parte mais divertida do processo de criação no final das contas. Porque fazer tudo perfeitinho e excelentemente perfomático, pode ser legal de primeira, mas talvez não gere tantas emoções diferentes.
O sentimento de superação, de ir da frustração à alegria…
Ao menos é assim que eu vejo o aprendizado na ih, aprendi!
Espero que a sua nota baixa te ajude a ser uma pessoa melhor e a criar cada vez mais projetos diferentes e divertidos ;)